O 3º ano do Ensino Médio faz da simplicidade um momento de alegria e emoção.

Postado em 3 de dezembro de 2007 • Notícias




 O 3º ano do Ensino Médio faz da simplicidade um momento de alegria e emoção. A exemplo, o discurso da aluna Elza Lorenza, representante da turma em agradecimento e homenagem a todos que contribuíram para a formação deles.

Discurso

Já dizia Platão: "grandes caminhadas começam com a decisão do primeiro passo". Nossa decisão já foi tomada e o primeiro passo dessa longa caminhada está sendo dado hoje.

O dia de hoje marca o fim de uma trajetória e o início de outra. Acabamos de vencer uma batalha, mas ainda iremos nos deparar com várias outras. Hoje, conquistamos uma vitória. Ao longo desses anos, fizemos escolhas importantes e, a partir delas, construímos nosso saber. Fomos trilhando caminhos, fazendo planos e fomos sempre convidados e incentivados a seguir em frente para atingir nosso objetivo, nosso ideal.

Nas diferenças, formamos nossa identidade. Amadurecemos. Passamos por obstáculos, situações difíceis, de angústia, de alegria, de realização e de tudo o que contamos os dias para acabar. Passamos por muita coisa. Hoje, mais do que nunca, um sentimento de realização nos invade e podemos dizer que ESTA MISSÃO FOI CUMPRIDA.

Aos nossos mestres, como disse Alessandra, um simples "obrigado" não é capaz exprimir a nossa gratidão. Só poderemos retribuir tudo o que fizeram por nós no futuro, quando, realizando a profecia da famigerada frase, formos os grandes homens do amanhã.

É por isso que peço a vocês, formandos, que se orgulhem da formação aqui recebida. Estamos preparados para os desafios que virão que, sem dúvida, não serão poucos. Tenham a certeza de que seremos bons profissionais e pessoas cada vez melhores. Só depende de nós.

Nessa nova fase, definir-se-á o nosso futuro e até onde cada um chegará na vida. E lembrem-se: "que nosso conhecimento não seja um obstáculo à humildade, pois o desejo de ter sempre razão é o maior obstáculo às idéias novas. É melhor termos um número suficiente de idéias, mesmo que algumas delas estejam erradas do que termos sempre razão e não termos quaisquer idéias. Também não é importante sermos sérios para todas as coisas da vida, mas sermos sérios para as coisas importantes, pois, quando um ser humano desperta para um grande desejo, todo o universo conspira a seu favor".

Na música "Canção da América", Milton Nascimento nos faz recordar que "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito". E, com certeza, é do lado esquerdo do peito, aqui no coração, que cada um de vocês, professores e formandos, já residem.

Hoje isso tudo termina, mas nós estamos apenas começando. E é inevitável: ficará a saudade desses nossos anos de escola que foram, para nós, uma verdadeira aventura. Lembraremos sempre com muito carinho de todo o tempo que passamos aqui. Dos professores, dos funcionários, dos amigos, das aulas, talvez até das provas (ou não, né?!), das festas, das risadas, das pérolas ditas por alguns alunos (que, definitivamente, não foram poucas). Tudo estará sempre guardado em nossos corações e em nossa memória. A vontade era parar no tempo, congelar tudo: os amigos, a época. Mas seria egoísmo da nossa parte.

Seguiremos caminhos diferentes. Um para cada lado e assim iremos nos distanciando. Talvez nem nos encontremos mais, mas tenho certeza de que ao menos a lembrança da nossa amizade será eterna, porque fomos mais que colegas e, talvez, mais que amigos. Nós fomos parceiros.

Parabéns, formandos! A todos nós muito sucesso e que Deus nos proteja sempre!

Galeria de Fotos

Rematrícula / Segunda Via do Boleto