Ciclo de leitura: uma viagem além da imaginação.

Postado em 4 de outubro de 2007 •




 Ciclo de leitura: uma viagem além da imaginação.

Mas o que é mesmo ler?…

Ler não é somente ler… Ler traz emoção, construção, sensibilidade, aprimoramento interior, mental, ampliação de visão, faz a alma viajar. Por isso, nós, do Colégio do Salvador, resolvemos estimular nossos alunos a viajar no mundo da imaginação.

Iniciamos um ciclo de leitura com alguns alunos do 5° ano, no qual nada é obrigatório. Não queremos matar qualquer possibilidade de prazer que possa existir nessa atividade tão imprescindível para nossa existência. Gostaríamos de estimular a leitura pelo simples prazer de apenas ler!

A intenção é possibilitar-lhes novas experiências de vida, conhecimento de diferentes realidades, criatividade e fantasia. Nesse projeto somente participam aqueles alunos que se interessarem. Estes alunos são divididos em 5 grupos, cada um referente a um dia da semana. No dia do grupo, eles vão até a Biblioteca e lá cada aluno escolhe um livro, dentre os que já foram previamente separados de acordo com a faixa etária, por nossa bibliotecária, D. Mariza.

Eles ficarão durante uma semana com o livro e, na semana seguinte, o grupo se reunirá com uma professora, a fim de narrar sua história para os colegas do grupo. Contar histórias desperta a imaginação e faz com que os pequenos queiram dominar essa incrível habilidade.

O livro é a mais poderosa das ferramentas disponíveis para o exercício do nosso trabalho em educação e é através da leitura que estimulamos a criatividade e aumentamos o vocabulário. Não queremos desmerecer, com isso, os demais recursos, também importantes para as escolas como: os computadores, a internet, os vídeos e demais instrumentos do cotidiano educacional.

Esse trabalho é um conjunto e envolve várias esferas da vida da criança, principalmente os pais e a escola. Portanto, viva o verbo Ler! “Um LIVRO é um mapa e nenhum mapa tem uma só direção”, disse Ricardo Piglia. Então, que tal tomarmos uma nova direção a partir de agora???

Rematrícula / Segunda Via do Boleto