O Ensino Médio é um dos períodos mais importantes para pais e alunos, uma vez que é a preparação para as provas dos vestibulares e ENEM, garantindo a entrada do estudante em uma boa universidade.

Neste texto, explicaremos como é feita a preparação dos alunos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio para o Ensino Superior, ao mesmo tempo que mostraremos quais são os assuntos e atividades propostas para cada ano desse período.

O que é estudado em cada etapa do Ensino Médio?

Antes de falarmos sobre como é feita a preparação propriamente dita para o Ensino Superior, é importante saber o que os alunos estudam em cada etapa do Ensino Médio, afinal, são os conteúdos estudados nesse período que cairão nas provas.

1º ano
O primeiro ano é considerado uma das séries mais difíceis, já que o aluno precisará lidar com muitas questões, como a mudança do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, o próprio período da adolescência e, claro, começar a pensar sobre a universidade que fará.

O principal objetivo do primeiro ano é aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além de formar os alunos para o exercício da cidadania na sociedade, bem como prepará-los para a realização dos processos seletivos como ENEM e vestibulares.

O aluno começará a ver temas mais avançados e, por isso, também passará a intensificar suas atividades sociais e conhecerá mais sobre o mercado de trabalho e as oportunidades que ele oferece para sua carreira.

Muitos alunos já começam a se preparar para o ENEM e vestibulares a partir do primeiro ano. É organizado um cronograma de estudos para a  realização de atividades em casa a fim de  relembrar assuntos passados e buscando já ter um entendimento  de conteúdos  que serão abordados  em classe futuramente.

As disciplinas  ensinadas são de conhecimento geral como biologia, química, história, português, filosofia, geografia, inglês, matemática e sociologia. Algumas instituições também oferecem a disciplina  de atualidades.

O Ensino Médio tem uma dinâmica diferente do que o estudante está acostumado a ver no Ensino Fundamental, por isso, pode levar um tempo para se acostumar com a maior quantidade de matérias e assuntos mais complexos.

Entretanto, estando em um colégio com uma boa estrutura e com a compreensão e apoio dos pais, é possível fazer com que essa transição do fundamental para o médio se dê de maneira tranquila, evitando com que ele tenha perdas no aprendizado por conta disso.

2º ano
No segundo ano do Ensino Médio, o aluno terá aulas com foco mais em português e matemática, podendo escolher uma dessas áreas de conhecimento para se aprofundar e se preparar para o Ensino Superior.

Também serão vistos diversos assuntos, como progressões aritmética e geométrica, matrizes e determinantes, romantismo, realismo, parnasianismo, simbolismo e inúmeras obras literárias.

É importante lembrar que, com a mudança da estrutura do Ensino Médio, o estudante terá uma maior liberdade para escolher as áreas de conhecimento que quer focar, já pensando em seu futuro profissional.

Esse é um período em que os estudantes já estão parcialmente adaptados com a dinâmica do Ensino Médio, além de já começarem a ver assuntos relacionados ao ENEM e vestibulares, bem como a realização de simulados focados para a preparação dos estudantes.

3º ano
Para os pais que se perguntam “o Ensino Médio vai até que série?”, esse é o último ano dessa etapa. Alguns colégios podem utilizar o último ano do Ensino Médio para revisar os assuntos estudados anteriormente, focando naqueles que caem com mais frequência nos vestibulares e ENEM.

Muitos estudantes também começam a se inscrever em cursos preparatórios para o ENEM, como uma maneira de intensificarem seus estudos e aumentarem a sua chance de aprovação.

São feitos diversos simulados, provas e aulões focados nessa prova para que o aluno realmente se prepare o ano inteiro para esse evento. Além dos estudos, o aluno também precisa se preparar mentalmente, uma vez que as avaliações são longas e muito desgastantes

Para que o aluno tenha êxito nas provas dos vestibulares e no próprio colégio, é importante se organizar e ter um cronograma de estudos a fim de conseguir  ter um bom rendimento ao estudar essa grande quantidade de matérias, mas sem esquecer dos momentos de descanso e lazer.

É importante que os estudantes também trabalhem a sua saúde mental durante esse período, já que o nervosismo e falta de confiança nas provas pode  prejudicar o seu desempenho.

Nessa última etapa do Ensino Médio, o apoio dos pais e professores é muito importante, tanto para trazer confiança para os estudantes como para ajudá-los a se preparar para essas provas importantes.

Como os alunos são preparados para o ENEM e vestibulares?
A preparação dos alunos para o ENEM é muito importante e bastante focada por parte dos colégios, uma vez que é o sonho dos pais e dos estudantes conseguirem ingressar em uma boa faculdade.

É essencial que os professores se mostrem presentes nesse período, já que o estudante precisará de orientação e apoio para conseguir estudar dentro do ambiente acadêmico e doméstico, conseguindo, dessa forma,  criar e seguir um cronograma de estudos.

Os estudantes também precisam se esforçar para prestar o máximo de atenção na aula, além de aproveitar os momentos com o professor para tirar dúvidas e  esclarecer pontos ainda não entendidos. Dessa maneira, eles conseguirão ir para casa sabendo bem do assunto, o que ajudará nas revisões fora da classe.

É interessante que os alunos saibam a quais provas vestibulares se submeterão e procurem ter informações aprofundadas  sobre as regras para a realização das avaliações.

Depois de conhecer melhor como é feita a preparação para o Ensino Superior no Ensino Médio e como os estudantes devem se organizar para realizar o ENEM e vestibulares, você poderá ficar mais tranquilo e ajudar seu filho durante essa etapa.

O preparo do estudante para o Ensino Superior já começa na escolha do colégio no qual ele estudará, por isso, matricule seu filho em um colégio particular em Aracaju de alto nível! Entre em contato conosco e faça uma reserva de matrícula!

Compre aqui seu Material
Rematrícula / Segunda Via do Boleto

Receba novidades no seu e-mail: