O Ensino Fundamental é muito importante para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social das crianças, já que elas começam a ter um melhor entendimento sobre o mundo e já podem fazer atividades mais complexas do que as dos anos anteriores de aprendizado.

Neste texto, explicaremos detalhadamente quais são as séries dos Ensinos Fundamental I e quais são as séries do Ensino Fundamental II, além de mostrar como ocorre a transição dos anos iniciais até as séries finais desse período.

Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental é dividido em duas fases, sendo elas o Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II. Essa é a etapa da formação básica de todo cidadão, onde ele aprende habilidades cognitivas, éticas e sociais.

1º ano
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Fundamental (anos iniciais) é a fase onde o estudante tem acesso a conhecimentos de letramento e matemática, que abrange crianças com 6 anos de idade. Esse é um período de transição das fases de Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

São desenvolvidas diversas formas de comunicação, criação, expressão e movimento das crianças, para que elas tenham uma maior compreensão do ambiente natural e social por meio de vivências lúdicas.

Nessa fase, os alunos aprenderão a dominar as relações entre letras e seus respectivos sons, saber a diferença entre letras e números, realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração.

2º ano
O foco é em aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Aqui, as crianças já têm por volta dos 7 anos de idade e estão ampliando a sua capacidade de leitura, discurso e escrita. É tida como uma etapa de preparação para uma maior complexidade dessas áreas nos anos seguintes.

Ao concluir o segundo ano, é esperado que a criança tenha aprendido a interpretar, ler e escrever com autonomia, conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais e aprender o sistema de numeração decimal.

Os alunos também aprenderão a estabelecer relações entre o meio ambiente e os seres que o habitam. Eles também começarão a entender as diferenças entre seres vivos e não-vivos.

3º ano
Esse é o último ano do ciclo de alfabetização da criança. Neste ano, as crianças têm em torno de 8 anos de idade e estão consolidando os seus conhecimentos em matemática, leitura e escrita.

De maneira prática, os alunos aprenderão a compreender a estrutura e interpretação de texto, além de ampliar o seu conhecimento no campo matemático, aprendendo a somar, diminuir e ter noções de multiplicação e divisão.

4º ano
Nessa etapa, as crianças aprimoraram os seus conhecimentos na área de linguagem. São trabalhados diversos gêneros textuais com as crianças, como jornais, revistas, blogs, dentre outros.

Além disso, a criança aprenderá a usar o seu raciocínio lógico, para interpretar e solucionar problemas por meio de diferentes estratégias. Ela também sintetizará os seus conhecimentos nas quatro operações matemáticas.

Nessa época, também, se busca a consolidação da escrita do estudante, sabendo usar vocabulário, estrutura, conteúdo, coerência e coesão textual.

5º ano
Esse é o último ano da etapa inicial do Ensino Fundamental. As crianças já têm por volta dos 10 anos de idade e o foco é ampliar e consolidar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores.

O colégio deve fornecer todas as ferramentas necessárias para que essa seja uma transição suave, a fim de não provocar danos na construção cognitiva e social das crianças ao longo da sua jornada educacional.

Além disso, o aluno também aprenderá a como realizar cálculos simples de porcentagem, desenvolver noções de concordância verbal, nominal e relações de sentido, fazer o planejamento de textos, dentre outras áreas.

Ensino Fundamental II

6º ano
Esse é considerado um ano crítico, uma vez que o aluno precisará de ajuda extra para se adaptar a essa nova fase do Ensino Fundamental. Ele conhecerá uma nova estrutura curricular, bem como novos professores.

Algumas instituições buscam tirar um momento no início das aulas para explicar sobre essa nova fase. Também é possível marcar encontros e reuniões com a coordenação pedagógica, para que pais e alunos possam tirar dúvidas.

É importante ter em mente que esse ano também pode fazer parte da etapa transitória do aluno, já que ele ainda está se acostumando com a dinâmica das aulas e com o fato de ter mais de um professor.

7º ano
O estudante está entrando na adolescência, necessitando do acompanhamento de pais e professores para essa nova etapa da vida. Matérias como matemática terão sua dificuldade aumentada.

Os conteúdos contam com uma maior complexidade, em que os estudantes precisam resolver problematizações mais complexas, além de entender o referencial cartesiano.

Nessa fase, os alunos também aprenderão o domínio da escrita, leitura e cálculo. A área cultural das crianças também é ampliada, permitindo que eles aprendam sobre o meio ambiente, bem como sistemas culturais e políticos.

8º ano
O foco do oitavo ano é fazer com que o aluno domine as habilidades de leitura e produção de texto, tendo foco principalmente na literatura. Na área de Ciências Humanas, os alunos verão assuntos mais contemporâneos.

Já na área de Ciências da Natureza e Literatura, o estudante deve aprender a comparar teoria científicas, metalinguística, letramento e literatura, produção textual, dentre outros assuntos importantes.

9º ano
Para quem pergunta sobre “Ensino Fundamental vai até que ano”, o 9º ano é o período em que termina o Ensino Fundamental. Na última fase do Ensino Fundamental II, o foco é consolidar tudo o que foi aprendido nos anos anteriores, além de preparar o aluno para o ingresso no Ensino Médio. Os alunos também entenderão como estabelecer novas relações com essas disciplinas, uma vez que elas servirão de base para o próximo ciclo.

Muitos colégios aproveitam o momento da BNCC no Ensino Fundamental (anos finais) para focar em atividades e trabalhos interdisciplinares, para que eles possam trabalhar assuntos de várias matérias de uma só vez.

Portanto, ao aprender um pouco mais sobre os níveis da Educação Básica, você conseguirá ficar mais próximo da educação do seu filho e auxiliá-lo em todas as etapas.

Está pronto para ver seu filho aprender na prática todos esses conhecimentos em um colégio particular em Aracaju de qualidade? Então reserve desde já a matrícula do seu filho no Colégio do Salvador!

Compre aqui seu Material
Rematrícula / Segunda Via do Boleto

Receba novidades no seu e-mail: